Já se sentiu apreensivo e ansioso em algum momento da vida? Seja pela espera de uma prova, apresentação de algum projeto ou por algum compromisso importante? Essa é a ansiedade comum do dia a dia que tanto ouvimos falar, pois ansiedade é um sentimento assim como qualquer outro e que todo mundo tem, uns numa maior intensidade do que outros.
Quando a ansiedade acontece com frequência e em um alto nível de intensidade, prejudicando atividades diárias, é importante procurar ajuda. Pode ser que não se trate mais de um estado “normal” de ansiedade, mas sim, de um transtorno de ansiedade.
Abaixo falo um pouco sobre alguns deles pra vocês.
TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada
É caracterizado pela preocupação excessiva em relação a vivências do dia a dia. Como, relações interpessoais, estudo, trabalho, condições de saúde, entre outros. Na TAG, a condição da ansiedade é permanente e intensa, interferindo na qualidade de vida de forma significativa. Preocupação e medo excessivos; dificuldade de concentração; fadiga muscular e cansaço; irritabilidade; sudorese; palpitação e problemas gastrointestinais são os principais sintomas.
TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo
O TOC é caracterizado pela junção de pensamentos obsessivos com compulsões. Essas obsessões podem se manifestar através de ideias, imagens ou pensamentos que acontecem de maneira repetitiva, gerando ansiedade.
É muito comum associarmos a sigla TOC com uma leve mania de limpeza ou organização, porém o transtorno é muito mais do que isso e provoca intenso sofrimento ao indivíduo. O TOC pode se manifestar de diversas formas que vão desde a mania de limpeza, com lavagem excessiva de mãos, até pensamentos repetitivos e intrusivos.
Fobia Social
A fobia social é a incapacidade de lidar com situações de interações sociais com desconhecidos ou em lugares que coloquem a pessoa em evidência, gerando um extremo desconforto e nervosismo, fazendo com que ela se sinta vulnerável e evite essas situações a qualquer custo.
A fobia social vai muito além de um medo ou nervosismo em falar em público. Pessoas com esse tipo de ansiedade, se sentem constrangidas e desconfortáveis em situações comuns do dia a dia, como comer, beber ou pedir uma orientação ou informação.
Síndrome do Pânico
É caracterizado por ataques de pânico e medo espontâneos, repentinos e inesperados. Esses episódios estão relacionados a crises de ansiedade intensas ocasionando sintomas físicos, como: aceleração do batimento cardíaco, falta de ar, sudorese e tremores. Entre os sintomas comportamentais, pode haver a sensação de medo de morrer ou perda de controle.
Agrofobia
A agorafobia se caracteriza pelo medo e ansiedade em locais ou situações em que a pessoa não considera seguros. Nesses casos, acontece uma espécie de insegurança que é desproporcional ao perigo que realmente pode acontecer.
Exemplos de locais e situações comuns são: ficar sozinho dentro ou fora de casa; frequentar lugares muito lotados; transporte público; espaços abertos, como parques; e assim por diante.
Grande parte dos portadores de Agorafobia têm Síndrome do Pânico, uma vez que a síndrome pode aparecer quando os indivíduos são expostos aos gatilhos da Agorafobia.
Esses são alguns dos principais tipos de Transtorno de Ansiedade, eles não possuem cura, mas possuem tratamento. Algumas pessoas podem deixar de apresentar quadros ansiosos após um tempo de tratamento; outras, por sua vez, necessitam de tratamento continuamente e o tratamento varia conforme a intensidade dos sintomas do paciente.
Se você se identificou com algum tipo acima, procure ajuda de um profissional.