É POSSÍVEL TRABALHAR AUTOESTIMA NA TERAPIA?

Psicoterapia

A autoestima não está conectada com uma representação exata do que você é, mas sim com o que pensa que é, ou seja, é a maneira como você se vê, como confia em si mesmo e envolve uma variedade de crenças sobre sua autoimagem. Normalmente envolve avaliações sobre a sua aparência, ações, vitórias, fracassos e todas as nossas relações interpessoais.

Não ter uma boa autoestima também afeta diretamente as escolhas de maneira geral, pois geralmente são pessoas inseguras, muito exigentes consigo mesmas, não reconhecendo muitas vezes a sua capacidade e o seu valor, lidando na maioria das vezes com o seu dia a dia e escolhas, de uma forma negativa.

O cuidado com a autoestima requer atitudes voltadas ao autoaconhecimento, autorrespeito / autocompaixão e autoaceitação.  O terapeuta, com a colaboração do paciente, irá identificar conexões entre pensamentossentimentos e comportamentos e suas distorçõesauxiliando na alteração de padrões negativos. Através de técnicas como, Psicoeducação, Reestruturação cognitiva, Ativação comportamental, Treinamento de assertividade, Treinamento de solução de problemas e Treinamento de habilidades sociais, são utilizadas para intervir tanto nas crenças limitantes quanto nos pensamentos disfuncionais, trabalhando a ressignificação dos pensamentos, construindo crenças saudáveis e alinhadas com a realidade.

Portanto, a resposta é SIM! A psicoterapia pode te ajudar a entender o quanto a autoestima é importante e como restabelecê-la de forma assertiva.
 

Tags :
Psicoterapia

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tem alguma pergunta?

Quer saber mais sobre o meu trabalho, tirar dúvidas ou apenas fazer um contato inicial? 

Categorias