Formação
Rafaela Tavares
- Graduação em psicologia
- Formação em Terapia Cognitiva Comportamental
- Capacitação em Psicopatologia
- Capacitação em Psicologia Positiva
Comecei a terapia na fase mais difícil da minha vida...
A terapia me ajudou muito a lidar com meus medos e traumas...
Quando eu comecei a terapia era uma pessoa que se feria muito...
Quando eu pensei que estava tudo bem e que eu seguraria a barra...
Olá, Me chamo Rafaela Tavares, sou psicóloga clínica especialista em terapia cognitiva comportamental.
Um dos motivos que me fez escolher a psicologia, é desde nova me interessar mais em ouvir o outro do que falar e essa minha características sempre fez com que as pessoas me procurassem para falar sobre suas vidas, no qual me despertou o interesse em tentar entender mais sobre a complexidade que é a mente humana.
Por muito já ter sofrido com a ansiedade e seus efeitos negativos, me aprofundei no tema e hoje é um dos principais temas com que trabalho, além de trabalhar também com autoestima, depressão, desequilíbrio emocional e relacionamentos, que inclusive muitas vezes, os temas estão interligados.
Acredito que através do autoconhecimento e com a reestruturação cognitiva é possível desenvolver controle emocional e viver de uma forma mais saudável e assertiva. E essa sem dúvidas, é a parte mais gratificante do meu trabalho, poder fazer parte da transformação na vida das pessoas.
Todos merecem ter uma boa saúde mental e uma vida mais equilibrada. Se tem interesse no meu trabalho, fique à vontade para entrar em contato.
Te ajudo a desenvolver equilíbrio emocional para uma vida mais leve.
Todos os direitos reservados a Rafaela Tavares. Desenvolvido por Eli Design
Comecei a terapia na fase mais difícil da minha vida, pensava que nunca mais ia conseguir ter uma vida feliz e ao longo dos atendimentos consegui recuperar minha alegria e vontade de viver de volta. Sábia nas palavras, firmeza no olhar e seu jeito doce, me deixou extremamente confortável para me abrir, algo que sempre tive dificuldade. Só tenho agradecer por essa profissional ter entrado na minha vida.
A terapia me ajudou muito a lidar com meus medos e traumas. Tive um grande avanço na questão de lidar com minha ansiedade, autoestima e ir me reconectando comigo mesma aos poucos. Sua abordagem me mostrou caminhos e exercícios para praticar na minha rotina, mudar alguns padrões de comportamento que me prejudicavam e formas de lidar com a vida de uma forma mais leve, sem me autopenalizar tanto. Além de me dar autonomia para indagar diversas questões internas e conseguir encontrar uma resolução para o problema.Ainda tenho muita caminhada, mas cada dia é uma vitória e um aprendizado. Obrigada pelo seu trabalho tão sensível e empático.
Quando eu comecei a terapia era uma pessoa que se feria muito, que pensava mais nos outros que em si mesma, minha ansiedade sempre no topo, tinha pelo menos 2 ou 3 crises de ansiedade por semana. Com a terapia eu aprendi que sou muito mais do que me fiz acreditar que eu sou, aprendi que podemos impor limites as outras pessoas para nos preservar, aprendi a aliviar meus pensamentos disfuncionais confrontando-os e me trazendo para a realidade. Não fiz isso sozinha, foi um trabalho em dupla, 50% eu e 50% você, mas sem essas consultas eu nem consigo imaginar como seria difícil dar um passo para a direção que estou agora. Você com sua paciência, com sua gentileza, atenção, dedicação foi mais do que 50% pra mim, muitas vezes. Acredito que se sou um pouco maia forte hoje foi devido as consultas com você.
Quando eu pensei que estava tudo bem e que eu seguraria a barra de todas as questões do dia-a-dia, tive um gatilho para Alopécia. Fiquei com buracos na cabeça (sem cabelo) e nenhum remédio me ajudaria se eu não tratasse o gatilho, que era completamente emocional. Então encontrei essa profissional maravilhosa que além de me ajudar com as questões mais gritantes de minha vida (que engatilhou a alopécia), me ajudou a analisar tudo o que se passava em minha cabeça (até coisas que eu não dava tanta importância, mas ao externar nas sessões, era extremamente problemático). Muitas vezes achamos que podemos resolver sozinhos e guardamos assuntos que achamos que ninguém é capaz de ouvir e entender. Mas isso muitas vezes se torna uma bola de neve. Só de poder desabafar, eu já saia das sessões mais leve. Até que, aos poucos, JUNTAS acertamos as questões principais e procuramos a melhor forma para que eu, dentro de minhas possibilidades e visão de mundo, pudesse lidar sem respingar na minha saúde mental. Ser capaz de OUVIR e ser completamente empática é fundamental. Uma boa terapeuta é aquela que a gente faz citações na roda com os amigos, e pode ter certeza que já parafraseei muitas vezes a minha terapeuta. ❤️