TRISTEZA – é uma resposta emocional universal e normal mediante as adversidades e não afeta a sua produtividade. Você consegue cumprir as tarefas e responsabilidades do dia a dia. É considerado saudável e até importante pois ajuda na elaboração das perdas ou sofrimentos ocasionais. Tende a ser um sentimento passageiro com duração de dias e geralmente a pessoa tem Consciência do motivo da tristeza.
DEPRESSÃO – É um transtorno que apresenta maior intensidade e pode durar até anos, diminuição do interesse em todas ou quase todas as atividades E vem com outros sintomas, como apatia, angústia, ansiedade, desesperança, entre outras. Quase sempre, não se consegue identificar as causas e requer um apoio profissional.
Causas
A causa da tristeza geralmente é alguma experiência dolorosa, frustrante, infeliz, estressante, como a perda de um familiar, um divórcio, o desemprego, uma doença grave ou o rompimento de uma amizade
Já no caso da depressão, não é necessário passar por algum momento dramático, lamentável ou doloroso. A depressão é resultado da interação entre vários fatores: genética, mudanças neurobiológicas, aspectos da personalidade (baixa autoestima ou pessimismo) e fatores ambientais (como exposição à violência, à negligência ou à pobreza).
Os principais sintomas da depressão são:
- Sentir falta de vontade de fazer coisas que antes nos davam prazer
- Perder ou ganhar peso sem ter feito alterações na dieta;
- Ter problemas com sono (dorme-se pouco ou muito);
- Ter explosões de raiva, mesmo por motivos bobos;
- Estar sempre cansado sem razão, com pouca energia ou lento;
- Sentir dificuldade para se concentrar, memória ou para tomar decisões;
- Ter sentimento de culpa ou de inutilidade;
- Pode-se pensar, com frequência, na morte
Os sintomas podem aparecer ou desaparecer de maneira sutil e quase imperceptível, mas é importante saber que eles podem voltar. A depressão é doença séria e assim deve ser tratada.
Como tratar?
A tristeza por ser comum da natureza humana, não necessariamente demandará tratamento. Porém, quando recorrente, o acompanhamento psicológico pode auxiliar no fortalecimento emocional, contribuindo assim para a reconquista do bem-estar.
Já na depressão, por se tratar de uma doença psicossomática, é indicado que exista acompanhamento psicológico e muitas vezes psiquiátrico. É importante você saber que a depressão tem tratamento.
Então, se acha que você ou alguém que conhece pode estar com o problema, o melhor a fazer é procurar um profissional de saúde mental.